quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Aeroporto Internacional de Kansai

Construção flutuante abriga um aeroporto e ainda recebe navios de carga na região de Osaka

KansaiEm um país onde os limites territoriais estão ocupados e não existem possibilidades de ampliação dos aeroportos existentes, a saída foi pensar na conquista do mar. Com isso, o governo japonês, em 1968, começou a pesquisar em algumas regiões costeiras, o local ideal para a construção de seu aeroporto flutuante. Obra de grande ousadia da tecnologia da Arquitetura, em 1974, a região de Senshu foi escohida como a melhor opção em termos de escala e localização no território japonês. Sete anos depois, o Ministério dos Transportes do Japão enviou às prefeituras de Osaka, Hyogo e Wakayama a proposta para a criação do Aeroporto Internacional de Kansai, além da a análise sobre o impacto ambiental e as melhorias na economia das cidades.

Em 1982, a prefeitura de Osaka aprovou o projeto e dois anos depois, Hyogo e Wakayama deram seu aval, criando-se assim, a empresa que iria gerenciar o Aeroporto Internacional de Kansai. A população foi informada sobre as mudanças na região e sobre as conseqüências positivas e negativas, como a indenização aos pescadores de Osaka e região por perderem parte da faixa marítima destinada à pesca. A preocupação com o meio ambiente também foi levada em consideração e a cada fase da obra, a empresa corrigia os danos causados à natureza.

aeroporto de KansaiJá em 1987, a ilha artificial na qual o aeroporto seria construído foi finalizada com 4 km de comprimento e 1 km de largura e, o processo de revitalização da área aqüática iniciado. Dois anos depois, o terminal é concluído e levou-se mais dois anos para que as pistas de pouso e decolagem, taxiamento e desembarque fossem finalizadas. Em 1993, o aeroporto teve todos os seus setores entregues e passou pela inspeção oficial. Além disso, a alça de acesso ao terminal foi concluída, medindo 3 km de comprimento e consumindo US$ 1 bilhão. Em setembro do ano seguinte, o aeroporto foi inaugurado com a conclusão do terminal de passageiros.

Em 1995, o Aeroplaza, complexo de hotel e shopping center é aberto e com isso, abre-se também a possibilidade para que o aeroporto atenda rotas internacionais. Em 2004, em virtude do aniversário de 10 anos do aeroporto, foram divulgados os números de passageiros e de carga que utilizaram o terminal de Kansai desde a sua inauguração - 150 milhões de pessoas e 5 milhões de toneladas de carga. Kansai

Em 2001, o Aeroporto Internacional de Kansai foi considerado pela Sociedade de Engenheiros Civis dos Estados Unidos como um dos Monumentos do Milênio.

Para chegar ao aeroporto pode-se usar trem, ônibus ou mesmo ir de carro.
Fonte: NippoBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para fazer seu comentário.