quarta-feira, 25 de julho de 2018

Governo acelera preparativos para cerimônias de sucessão imperial em 2019

Escritório administrativo será estabelecido para preparar rituais de sucessão imperial relacionados à abdicação do imperador e entronização de seu filho em 2019
Imperador Akihito e Prínicpe Naruhuhito

O governo japonês disse na terça-feira (24) que estabelecerá um escritório administrativo para preparar uma série de cerimônias de sucessão imperial relacionados à abdicação do imperador e entronização de seu filho em 2019.

O escritório administrativo, que será lançado em 1º de agosto, terá a tarefa de coordenação geral e questões práticas de cerimônias ligadas à abdicação do imperador Akihito em 30 de abril de 2019 e a ascensão do príncipe Naruhito ao trono no dia seguinte.

“Procederemos com as preparações do governo para que as cerimônias sejam realizadas facilmente”, disse o secretário-chefe de Gabinete Yoshihide Suga em uma conferência de imprensa.

Com 26 membros a tempo integral, o escritório administrativo será liderado por Shigetaka Yamasaki, 58 anos, chefe do Departamento de Administração Local no Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

Em abril, o governo aprovou um plano básico sobre como executar rituais de sucessão imperial. De acordo com o plano, um comitê cerimonial presidido pelo primeiro-ministro e centrais cerimoniais lideradas pelo secretário-chefe do Gabinete serão estabilizados neste outono.

Algumas das cerimônias serão realizadas como ocasiões de estado, incluindo a “Taiirei Seiden no Gi”, em que o imperador concede suas últimas palavras aos chefes das três filiais do governo no dia de sua abdicação, e a “Sokuirei Seiden no Gi”, um evento de destaque para o novo imperador em 22 de outubro de 2019.

O imperador Akihito, de 89 anos, expressou vontade de se aposentar, citando preocupações com sua idade avançada e saúde enfraquecida. Seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, de 58, ocupará o trono do Crisântemo.
Fonte: Portal Mie com Mainichi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para fazer seu comentário.