O governo também deve afrouxar os controles de fronteira para permitir que mais pessoas entrem no país
O Japão vai estender em 18 províncias as medidas de pré-emergência adotadas pelo governo para tentar reduzir os casos de Covid-19, já que as infecções nesses locais não tiveram uma grande redução e o sistema médico continua sob pressão.Atualmente, as medidas estão vigorando em 31 províncias. Elas serão estendidas até 21 de março em Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Quioto, Hyogo, Hokkaido, Aomori, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Ishikawa, Gifu, Shizuoka, Aichi, Kagawa e Kumamoto.
As medidas, que incluem o fechamento de bares e restaurantes mais cedo e a proibição da venda de bebidas alcoólicas nesses locais, serão suspensas no domingo (6), conforme programado, em Fukushima, Niigata, Nagano, Mie, Wakayama, Okayama, Hiroshima, Kochi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Miyazaki e Kagoshima.
O governo japonês também deve afrouxar os controles de fronteira para permitir que mais pessoas entrem no país, especialmente estudantes.
O primeiro-ministro Fumio Kishida disse que aumentará o número de pessoas que podem entrar no Japão de 5.000 para 7.000 por dia, enquanto os estudantes farão parte de uma outra contagem diária e serão colocados em uma categoria separada, segundo relatos da mídia.
A medida estenderá uma flexibilização das rígidas medidas de fronteira do país no início desta semana, que abriram as portas para mais estudantes e trabalhadores estrangeiros em meio a críticas de líderes empresariais e educadores.
Cerca de 150.000 estudantes estrangeiros não puderam entrar no Japão desde 2020, juntamente com trabalhadores que são necessários para cobrir a falta de mão de obra em um país onde a população está cada vez menor.
Embora o número de novos casos de coronavírus tenha começado a cair, os hospitais permanecem sob pressão enquanto lutam contra a variante Ômicron. Fevereiro foi o mês mais mortal desde o início da pandemia, com 4.856 óbitos, mostrou uma contagem da emissora NHK.
Tóquio registrou 12.251 novos casos nesta quinta-feira, um aumento de 2.100 infecções em relação ao mesmo dia da semana passada.
Em Okinawa, os casos diários de Covid-19 voltaram a aumentar para acima de 1.000, o maior número desde 28 de janeiro, depois que o governo suspendeu as medidas de pré-emergência na província.
Fonte: Alternativa com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para fazer seu comentário.