A princípio, o governo liberou a entrada de grupos de turistas de 98 países, incluindo Brasil
O Japão retomou nesta sexta-feira (10) a emissão de vistos para turistas estrangeiros, na esperança de que a entrada deles no país possa movimentar a economia ainda abalada pela pandemia do coronavírus e por outros fatores.A entrada de turistas estava proibida há dois anos e dois meses devido à pandemia, mas os casos de Covid-19 no país diminuíram para uma média diária inferior a 20 mil infecções. A terceira dose da vacina contra a doença já foi aplicada em mais de 60% da população.
A princípio, o governo liberou a entrada de grupos de turistas de 98 países, incluindo Brasil e Estados Unidos, mas eles devem ser acompanhados por guias em todos os momentos para garantir o cumprimento dos controles de infecção.
O visto não será liberado para turistas que pretendem viajar sozinhos ou apenas com familares. É preciso fazer parte de um grupo guiado.
O limite diário para entrada no Japão é de 20 mil pessoas, incluindo também os próprios japoneses e estrangeiros residentes no país.
A chegada de turistas, no entanto, deve se tornar mais visível dentro de algumas semanas, já que a obtenção do visto e outros procedimentos demoram um certo tempo.
Os turistas não precisarão ficar de quarentena e nem fazer o exame de Covid-19 depois do desembarque, mas o teste continua obrigatório antes do embarque em seus países.
"Faremos esforços para restaurar a demanda turística equilibrando medidas antivírus e atividades sociais e econômicas", disse o ministro dos Transportes e Turismo, Tetsuo Saito, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Desde março, o Japão vem flexibilizando gradualmente as regras, dando prioridade a residentes estrangeiros, empresários, estudantes e cidadãos japoneses que retornam ao país.
No aeroporto de Haneda, na sexta-feira, um brasileiro de 46 anos que veio ao Japão em uma viagem de negócios para comprar peças de carros, disse saudar a mudança de política do Japão.
"As medidas de antivírus do Japão são completas. Quero voltar aqui para passear com minha família nas férias", disse ele.
Restrições
O setor empresarial do Japão divulgou um comunicado conjunto nesta sexta-feira pedindo mais relaxamento dos controles de fronteira, à medida que o país inicia uma flexibilização gradual das restrições de viagem.
A Keidanren, a maior organização empresarial do país, e as câmaras de comércio estrangeiras pediram mais flexibilização para "facilitar um ambiente onde pessoas, bens, dinheiro e tecnologias digitais possam se mover livremente".
O primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu no mês passado flexibilizar as medidas de fronteira do Japão, consideradas as mais rígidas do mundo durante a pandemia.
O grupo também defendeu um rápido retorno às viagens turísticas individuais e a suspensão do limite diário de chegadas internacionais.
Fonte: Alternativa com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para fazer seu comentário.