sexta-feira, 5 de junho de 2020

Japão considera reabertura de aeroportos para passageiros de 4 países

O governo está em negociação com estas nações quanto aos procedimentos a serem feitos
entrada de visitantes

O governo japonês está considerando facilitar a entrada de visitantes da Tailândia, Vietnã, Austrália e Nova Zelândia, disse uma fonte do governo.

As infecções diminuíram nesses países, que têm fortes laços comerciais com o Japão, publicou a Kyodo News. 

A suspensão da proibição para visitantes de negócios está sendo vista como um primeiro passo e Tóquio negociará condições com as quatro nações, segundo a fonte.

O Japão impôs a proibição de entrada no país de 111 nações e regiões, incluindo os Estados Unidos, a maior parte da Ásia e toda a Europa. As proibições estão em vigor até o final de junho.

A primeira flexibilização pode ocorrer ainda neste verão, após o governo elaborar detalhes e fazer acordos com os quatro países.

O Japão está considerando permitir a entrada de estrangeiros de países que apresentem atestado indicando que o teste para Covid-19 deu negativo, segundo a fonte.

Vietnã, Austrália e Nova Zelândia estão entre os 11 membros de um pacto de livre comércio revisado da Parceria Transpacífica do qual o Japão também faz parte.

A Tailândia, que deseja aderir à estrutura multilateral, abriga muitas empresas japonesas, incluindo montadoras.

O secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, disse que, embora o Japão permaneça vigilante contra a disseminação global do coronavírus, também é importante começar a pensar em como retomar as viagens internacionais.

"Em termos de como podemos retomar as viagens internacionais parcialmente ou em etapas, precisamos considerar cuidadosamente quais países e quem poderá entrar e os procedimentos necessários", disse Suga.

"O governo fará um julgamento abrangente no momento apropriado", disse o principal porta-voz do governo.

O Japão e o Vietnã concordaram em realizar consultas sobre a possível retomada das viagens entre os dois países, mantendo as medidas necessárias contra o novo coronavírus, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

O acordo foi firmado durante uma conversa telefônica entre o ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, e o vice-primeiro ministro do Vietnã e o ministro das Relações Exteriores Pham Binh Minh.

O número de viajantes ao Japão caiu nos últimos meses em meio à pandemia global de coronavírus.

O fim do estado de emergência abriu caminho para uma reabertura gradual da economia, mas o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que revisará cuidadosamente as proibições de viagens.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para fazer seu comentário.