segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Japão usará dispositivo para detectar drogas em passageiros que chegam nos aeroportos do país

 A medida visa o esperado aumento de visitantes durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2021

Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio
Muitas pessoas tentam de todas as formas entrar no Japão com drogas diversas escondidas no corpo. Para frear este tipo de crime, o Ministério das Finanças está desenvolvendo um dispositivo que encontra estimulantes usando ondas eletromagnéticas.

O dispositivo deve ser lançado com vistas à movimentação de passageiros antes das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio no próximo ano.

O aparelho está sendo desenvolvido pela "Central de Análise Alfandegária" do Ministério das Finanças em colaboração com a Universidade de Osaka e província de Yamagata, segundo a NHK. 

Ao aplicar uma onda eletromagnética chamada "onda de rádio" no abdômen e quadris de uma pessoa é possível inspecionar se há ou não um componente contido nessas partes em cerca de 1 minuto. 

A inspeção não tem nenhum efeito adverso no corpo, dispensando ida ao hospital.  

O Ministério das Finanças planeja realizar um teste final para confirmar o desempenho do equipamento e, em seguida, instalá-lo nos aeroportos antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio no próximo ano.

De acordo com o Ministério, é a primeira vez no mundo que um aparelho que encontra estimulantes no corpo por ondas eletromagnéticas é colocado em uso.

Yukinori Funatsu, diretor do Segundo Laboratório de Pesquisa do Instituto Central de Pesquisa Aduaneira, disse: "Queremos melhorar a precisão do aparelho e colocá-lo em prática o mais rápido possível."

Em 2019 foram registrados 425 casos de contrabando de estimulantes em aeroportos e portos do país, chegando ao recorde de 2.570 kg de material apreendido. 

Desse total, 229 tentativas de contrabando, ou mais da metade dos casos registrados, foram feitas por passageiros que chegaram em aviões e, destes, 26 casos continham estimulantes escondidos no corpo.

Tanto no Aeroporto de Kansai quanto no de Fukuoka, passageiros da Tailândia foram pegos pela alfândega por tentarem entrar no país com estimulantes que queriam passar como anticoncepcionais.

De acordo com o Ministério, "se o número de imigrantes aumentar, o risco de contrabando crescerá à medida que as viagens do exterior forem retomadas. Por isso gostaríamos de tomar medidas rigorosas nas fronteiras".
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para fazer seu comentário.