As províncias de Osaka, Hyogo e Miyagi já se encontram neste estado pré-emergencial desde 5 de abril
Nesta segunda-feira (12) o governo do Japão começa a vacinação de idosos, e Tóquio, Okinawa e Quioto iniciam a aplicação de regras pré-emergenciais em alguns locais.A população de pessoas com 65 anos de idade ou mais é composta por 36 milhões de cidadãos, mas a imunização deverá iniciar em 120 pontos em todo o país, incluindo instalações para idosos no distrito de Setagaya, em Tóquio, e ginásios de Matsubara, em Osaka, segundo a NHK.
Até o domingo (11) foram enviadas 3.900 doses da vacina da Pfizer para Tóquio, Kanagawa e Osaka, enquanto que outras províncias receberam 1.950 doses cada, segundo o Ministério da Saúde.
Até o final de junho o governo espera ter vacinas suficientes para imunizar a população de idosos com as duas doses previstas para o imunizante da Pfizer.
As pessoas que serão vacinadas devem fazer reserva por telefone ou pela internet após receberem um boleto comunicando sobre a vacinação no local onde residem.
Províncias
Tóquio, Quioto e Okinawa iniciam nesta segunda-feira medidas que visam combater o ressurgimento de infecções por coronavírus.
Os restaurantes e bares em áreas densamente povoadas deverão fechar às 20h e haverá limitação de participação de público em grandes eventos para 5.000 pessoas, publicou a Kyodo News.
Os partidos de oposição ao governo criticaram estas medidas por serem de difícil compreensão, mas o descumprimento delas pode resultar em multa pesada para os estabelecimentos comerciais.
Estas medidas vigorarão em Okinawa e Quioto até 5 de maio, e em Tóquio até 11 de maio.
As províncias de Osaka, Hyogo e Miyagi já se encontram neste estado pré-emergencial desde 5 de abril, devendo encerrar o período em 5 de maio.
Nas províncias de Osaka, Hyogo, Miyagi e Okinawa a situação é grave e já atingiu o Estágio 4, o pior de uma escala criada pelo governo, o que justificaria a declaração de um terceiro estado de emergência. Quanto a Tóquio e Quioto, estão no Estágio 3.
As "Medidas Prioritárias para Prevenção de Propagação", também chamadas de estado pré-emergencial ou de quase estado de emergência foram lançadas após revisão de uma lei relativa a doenças infecciosas e foram implantadas para conter novas infecções e ao mesmo templo manter a economia funcionando.
Os governadores podem designar cidades e vilas para a aplicação de medidas mais rígidas, ao contrário do estado de emergência que cobre a província toda.
Em Tóquio as medidas vigorarão em 23 distritos e 6 cidades, como Hachioji, Tachikawa, Musashino, Fuchu, Chofu e Machida. Na província de Quioto valerá apenas para a cidade de Quioto. E em Okinawa, as regras vigorarão em nove cidades, incluindo Naha, segundo o jornal The Asahi.
Além dos horários para estabelecimentos comerciais, as regras incentivam as pessoas a não saírem sem necessidade e evitarem viajar para outras províncias. Estão previstas patrulhas em restaurantes e bares para fiscalizar o cumprimento das medidas, além de inspeções periódicas em instalações para idosos.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que é preciso cautela, porque as novas cepas do coronavírus têm sido responsáveis por cerca de 70% das infecções em Osaka e Hyogo, e 20% dos casos em Tóquio.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para fazer seu comentário.