quinta-feira, 30 de abril de 2020

Japoneses relatam entrega de pacotes com máscaras de origem desconhecida

As autoridades alertam que pode se tratar de venda maliciosa, em que as pessoas serão cobradas depois
máscaras de origem desconhecida

As autoridades do Japão estão pedindo ao público que tenha cuidado com máscaras faciais misteriosas enviadas para remessas desconhecidas, pois podem ser táticas maliciosas de vendas nas quais os destinatários são cobrados pelos produtos não solicitados posteriormente em meio à escassez de máscaras devido ao novo surto de coronavírus.

O jornal Mainichi relatou que uma mulher de 90 anos que mora sozinha em Tóquio encontrou quatro máscaras descartáveis contidas em embalagens plásticas transparentes em sua caixa postal na manhã de 22 de abril.

Havia dois pacotes separados, sendo que um continha uma única máscara e o outro, mais três. Eles não foram selados e não havia etiquetas ou endereços de correspondência.

As máscaras que a mulher recebeu não eram as que o governo japonês anunciava que iria distribuir a todas as famílias.

A idosa consultou os vizinhos e descobriu que as máscaras também não eram da associação do bairro. Desconfiada, a mulher consultou a polícia local, mas ainda não se sabe quem colocou as máscaras em sua caixa de correio.

Entre fevereiro e 27 de abril, os centros de assuntos do consumidor no Japão receberam 488 relatos de casos semelhantes.

Uma mulher de 70 anos na região sul de Kanto recebeu um pacote de origem desconhecida e suspeitou. No entanto, ela pagou algo um boleto presente no valor de 1.500 ienes pelo pacote e encontrou 14 máscaras dentro.

Em outro caso, um homem de 40 anos na parte sul do nordeste do Japão recebeu cerca de 30 máscaras, mas aparentemente não havia boleto e o homem não sabia quem as enviou.

O número crescente de casos relatados aos centros de assuntos de consumo totalizou 388 somente em abril. Embora não tenha havido casos confirmados em que os destinatários foram cobrados após a chegada das máscaras, em mais de 10 casos eles receberam uma conta como cobrança em pacotes de entrega.

De acordo com as autoridades, produtos de saúde e itens cosméticos foram usados em táticas de vendas maliciosas semelhantes, nas quais os destinatários foram cobrados após a chegada de produtos não solicitados.

Uma autoridade alerta que, também nos casos de máscaras, os destinatários poderão ser cobrados mais tarde após ligações ou cartas. Eles disseram: "Queremos que as pessoas nos consultem se estiverem preocupadas".

De acordo com a Lei sobre Transações Comerciais Especificadas, uma pessoa não é obrigada a pagar por produtos que não solicitou e não tem conhecimento, mesmo que sejam entregues em sua casa, e pode descartar os itens 14 dias após sua chegada.

No entanto, quando os produtos pagos como nos pacotes de máscaras citados, é difícil recuperar o dinheiro. As autoridades aconselham: "É uma regra fundamental rejeitar um pacote se você não sabe como e por que ele foi entregue a você".
Fonte: Alternativa

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